quarta-feira, 26 de outubro de 2011

UECE- Abertas as inscrições para Especialização em Educação Física Escolar

Para a terceira turma do Curso de Especialização / Aperfeiçoamento em Educação Física Escolar as inscrições já estão abertas e vão até 18 de novembro de 2011. A Coordenação de Educação Física, no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700, é o local onde os candidatos devem se inscrever, no horário das 7h às 17horas. O curso destina-se a profissional de Educação Física, Pedagogos e portadores de diplomas de nível superior que trabalhem na área de educação. Segundo o coordenador da Especialização, Prof. MS. Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, a matricula para os selecionados será de 21 a 24 de novembro, e o início das aulas está agendado para o dia 26 de novembro de 2011. A duração do curso é de 18 meses e a carga horária de 450 horas / aulas.

O Curso de Especialização / Aperfeiçoamento em Educação Física Escolar é uma realização do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através da coordenação do curso de Educação Física, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Informa ainda professor Ricardo Catunda, que as aulas serão ministradas em um final de semana de cada mês (sábados e domingos), das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30.

O curso tem como objetivos possibilitar conhecimentos que contribuam com a melhoria da qualidade da Educação Física na escola. Essa Especialização vai permitir também a análise e a discussão do movimento humano no âmbito da Educação Física Escolar, em suas múltiplas vertentes (corporeidade, lazer, recreação e promoção da saúde). Essas informações darão espaços para se refletir e criar alternativas voltadas para ações educativas e pedagógicas dos professores de educação física, além de instrumentalizar o professor, dando-lhe percepção para que possa discutir e se posicionar frente às novas tendências da educação física no contexto escolar.


Fonte / informações: Jorge Luis – ximenesjl@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Telefones: (85) 3101-9807 /3101- 9808 / 8725-1705

ARTE NA ESCOLA!

Os alunos do núcleo José Ermírio de Moraes 01, orientados pela equipe de professores do Segundo Tempo que atende nesse local, utilizaram-se da criatividade e confeccionaram raquetes para utilizar na prática do tênis de mesa, como alternativa prazerosa de atividade.

As atividades aconteceram para estimular as habilidades dos alunos. "Trabalhar a arte da construção dá a possibilidade de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar os conhecimentos, em suma, entrar no terreno criativo da condição humana"*.

Após a criação dos materiais, foram realizados concursos para exibição de todas as raquetes. No final todos saíram ganhando, pois a beleza produzida pela arte construída ainda possibilitou aos alunos reconhecer a importância do trabalho em equipe.

*Citação extraída de http://www.rdnbarroso.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=21

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CID GOMES: Ontem e Hoje!

CID GOMES Ontem e Hoje:

PERGUNTAS ONTEM (nos debates) HOJE (na greve)
Considerando que o professor é peça chave para a melhoria da qualidade do ensino. Como o candidato pretende articular a formação dos professores com a prática da sala de aula para que haja um efetivo impacto na qualidade?
 
– Primeiro, fazendo todo o esforço no sentido de acabar com a figura do professor temporário, muito presente aqui. Nesse ano, por exemplo, estamos concluindo um concurso para contratar 3.800 professores e ter, pela via natural do concurso, o mérito como porta de entrada ao sistema estadual. Mas é uma ação permanente. É preciso estimular o professor diariamente, dar oportunidade para ele se qualificar, ter programas que o estimulem a fazer um curso de especialização ou de mestrado. "Por que vocês fizeram concurso? Por que não foram para a escola privada?". E mais, sendo questionado sobre o esmagamento da carreira proposta nas tabelas apresentadas no final de julho, o executivo declarou: "Por mim, nem carreira existiria!".
 
Como pensa em estimular a atratividade da carreira docente junto aos jovens concluintes do Ensino Médio? Não tem outro caminho que não seja melhorar o salário. Não há outro caminho. Nós vivemos numa sociedade capitalista e o mundo é materialista. Para estimular a carreira é preciso melhorar o salário. Tenho procurado fazer isso aqui no Ceará. “Isso é uma opinião minha que governador, prefeito, presidente, deputado, senador, vereador, médico, professor e policial devem entrar, ter como motivação para entrar na vida pública, amor e espírito público”, declarou. "Quem está atrás de riqueza, de dinheiro, deve procurar outro setor e não a vida pública”,
: A maioria dos estudos empíricos demonstra não haver correlação entre gastos em educação/salários de professores e aprendizados dos alunos. O senhor aceita este achado ou acredita que devemos investir mais para obter melhor qualidade de educação? É necessário para a educação que se tenha um bom salário para o professor e que a escola tenha um orçamento que permita a ela resolver as necessidades que são muitas e cotidianas. “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado".

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CREF 05 Abre seleção para concurso!

O CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 5ª REGIÃO - CREF 5, com sede no Estado do Ceará e com área de jurisdição sobre os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para o preenchimento de vagas para os cargos de Agente de Orientação e Fiscalização e Assistente Administrativo e formação de Cadastro de Reserva, com base na Lei Federal n° 9.696/98 e na Constituição Federal, que dão respaldo legal