Este Município tem uma educação exemplar para todo o Brasil. A cidade apresentava, em 2007, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3.2. No último Ideb divulgado, o de 2009, está com 6.6 de nota, a melhor do Nordeste. Supera média proposta pelo Ministério da Educação para 2021, que é de 6.1. A perspectiva é que, para 2011, o Ideb sobralense chegue a 7.
O índice de 6.6 em 2009 de Sobral ajudou o Brasil a chegar entre os três países do mundo que mais evoluíram em Educação na década passada. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e em taxas de aprovação.
Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede escolar cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. E é exatamente o que acontece em Sobral. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da Educação.
Crianças lendo, escrevendo e fazendo as operações básicas de Matemática, antes de chegarem à terceira série do Ensino Fundamental, se constitui um grande feito, quando se compara a Educação de Sobral com a maioria das cidades brasileiras. É só olhar o Ideb 2009, no qual Sobral supera a média nacional de 4.4 e a média cearense de 4.2. Ao alcançar 6.6 pontos, Sobral zerou a taxa de abandono escolar do 1° ao 5° ano e, pelo cálculo do Ideb de 2009, tem 91% de taxa de alfabetização no 1° ano e 100% de taxa de escolaridade do 1° ao 9° ano.
Com nota acima de seis, além de Sobral (6.6), apenas Abaiara (6.5). Tiraram notas a partir de cinco outras quatro cidades: Groaíras (5.6), Itaiçaba (5.3), Pedra Branca (5.1) e Senador Pompeu (5.0).
Croatá: Ideb de 4.1
Guaraciaba do Norte: 3.9 Ipu: 4.1 São Benedito: 4.1 Carnaubal: 4.1 Ibiapina: 4.1 Ubajara: 4.5
Ipueiras:3.1
Fonte: DN
Cidades da região: - média do Nordeste:"Apesar de Sobral obter a melhor nota do Ideb no Nordeste, ainda falta valorizar outros aspectos que são fundamentais no desenvolvimento das crianças. No Ensino Fundamental I, os alunos chegam a serem " integrais" dentro do âmbito escolar, onde ler, escrever e fazer as operações tornam-se mais importantes do que até mesmo a proria vida.
Chegam ao Fundamental II desprovidos de Disciplinas e parece que vão regredindo.
A Educação Física nessas series iniciais é fundamental,mas infelismente o aspecto financeiro fala mais alto do que o desenvolvimento além do cognitivo.
Parabéns a Sobral e prinicipalmente a Noís professores, que fazemos com que isso aconteça.
Por: Professora Amanda
em algumas cidades a educação é uma grande mentira... gestores maliciosos da educação municipal com anuência de prefeitos, tem fraudado as avaliações de rendimento dos seus alunos para aumentar o repasse de verbas... a formula é muito simples... os alunos com baixo rendimento de aprendizagem são diagnosticados através de laudo médico como alunos especiais, nivelando-se com os portadores de autismo, down, dislexia e outras deficiências, alterando consideravelmente os resultados dos índices pois a avaliação é feita com base no rendimento dos melhores alunos, sem falar que grande parte dos quesitos não respondidos pelos alunos são complementados pelos próprios professores ou funcionários das chamadas "casa de avaliação" criadas em alguns municípios, antes de serem enviadas para o MEC... é preciso que o MPF - Ministério Público Federal investigue imediatamente tais ações... não é difícil provar... basta reaplicar a mesma avaliação aos mesmos alunos para ver a distorção nos resultados... basta o MEC eleger alguns municípios, principalmente os mais destacados, bem como eleger alguns dos alunos e aplicar a reavaliação...é uma vergonha!!!
ResponderExcluir